quarta-feira, 23 de junho de 2010

VAMOS CUIDAR DE MESQUITA // PARTICIPE DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA






Veja como é fácil participar da Coleta Seletiva Solidária.


Você coloca todos os materiais recicláveis em um saco ou caixa e os catadores coletam levando-os para o Centro de Triagem, separam e vendem para as indústrias recicladoras.
Para a coleta comum devem seguir os resíduos orgânicos ( lixo molhado), como sobras de alimentos, cascas de frutas, verduras, folhas e também os rejeitos como pó de varrição, lenços e fraldas descartáveis, absorventes, fotografias, louças, porcelanas e papéis engordurados.
Com essa atitude economizamos muitos recursos, aumentamos a vida útil dos aterros sanitários e geramos trabalho e renda para as Cooperativas e Associações de Catadores.


Cada um fazendo a sua parte,
todos ganham, inclusive o Meio Ambiente!



O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária é uma união entre catadores, prefeitura e a população que consiste na separação da fonte geradora de materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados, e se configura em uma das ações que compõem um sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos domiciliares.

Apesar dos benefícios sócios-ambientais da coleta seletiva serem estratégicos, como, por exemplo, a redução do volume de materiais e do custo da destinação final em aterros sanitários contribuindo para o aumento da vida útil dos mesmos, a diminuição do lançamento de resíduos sólidos nos rios e canais e, também, a melhoria das condições de vida e do trabalho dos catadores beneficiários com geração renda e inclusão social, poucos são os programas e projetos que conseguem transformar práticas e ações em políticas públicas.




É muito fácil participar da Coleta Seletiva Solidária

Basta somente separar :


  • VIDROS

Garrafas, potes e frascos de alimentos e produtos de higiene e limpeza

  • PLÁSTICOS
Garrafas de água e refrigerantes, sacolas plásticas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos e utensílios de plástico.

  • PAPÉIS


Jornais, revistas, cadernos, folhas, lista telefônicas, caixas de papelão, embalagens Tetra Pak.

  • METAIS

Latas de bebidas, de alimentos, panelas (sem cabo), talheres, bacias, objetos de cobre, zinco, bronze e ferro.

Obs: Você não precisa de coletores diferentes. Apenas um saco ou caixas para recicláveis e outro para lixo úmido ( orgânico e rejeitos)
Ah, estamos coletando também seu óleo de cozinha!


O programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, ganhou em 2007, o 1° lugar do Prêmio Nacional do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, Em 2008, o Prêmio Atitude Sustentável da Câmara do Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro e o Prêmio Melhores Práticas de Gestão do Dinheiro Público do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.
O Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária atua em Sintonia com as diretrizes do Movimento Nacional dos Catadores.

  • IMPORTANTE

Para facilitar o trabalho dos catadores, lave os frascos, garrafas, vidros e as embalagens da Tetra Pak. Isso evita a presença de insetos e outros animais, o mau cheiro e facilita o armazenamento em casa até o dia da Coleta.



  • ENTIDADES PARTICIPANTES:

  • Associação Esperança - tel: 2796-6233
  • Coopcarmo - tel: 2697-0545
  • Coomub - tel: 2796-6233
  • Galpão Chico Mendes - tel: 2796-6233



COLETA DE PILHAS E BATERIAS


VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!



  • Por que reciclar pilhas e baterias?

Uma pilha comum contém, geralmente, metais pesados como zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como cádmio, cloreto de amônia e negro de acetilenio.
A pilha alcalina contém também mercúrio, uma substância mais tóxicas que se conhece.


  • Quando a pilha torna-se perigosa?

O perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria no lixo comum, pois há risco desses metais pesados e elementos químicos perigosos contaminarem a água, o solo, os alimentos, os animais e os seres humanos, causando sérios danos à saúde. por isso, pilhas e baterias representam hoje um sério problema ambiental. E o consumidor responsável pode ajudar a reduzir o impacto ambiental deste tipo de lixo.



  • Onde estão os postos de recolhimento?
Os coletores estão presentes na sede da Prefeitura Municipal de Mesquita, nas escolas municipais, nos comércios de Mesquita, na Dinâmica, e no Banco Real. Encontre um posto próximo de você e leve até lá as pilhas e baterias usadas de sua casa ou do seu escritório.


  • Quais tipos de pilhas e baterias são coletados?
São recolhidas pilhas e baterias usadas em brinquedos, lanternas, rádios, controles remotos, celulares, telefones sem fio, laptops, câmera digitais e outros aparelhos portáteis.





  • Como é feita a reciclagem?
É Preciso depositar as pilhas e baterias no coletor Papa Pilhas. o Banco Real irá recolher
e encaminhar para a reciclagem, onde serão incineradas e, após as substâncias nocivas serem retiradas, reutilizadas como matéria-prima para fabricação de outros produtos.






A3P AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário